Domingo, 15 de Outubro de 2006

Reutilizar e reciclar está na moda

 

Artigo publicado na revista Vestir Nº 63 (Outubro-Dezembro 2006) do CIVEC - Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção

 

As últimas décadas foram caracterizadas por grandes alterações do modo de vida da sociedade e por um consequente aumento da produção de resíduos. Recordo-me que, até há poucos anos atrás, o leite era entregue num simples pacote de plástico e o pão era vendido num cesto de verga, sendo colocado directamente num saco de pão, feito em pano que durava uma vida! Nos pic-nics eram utlilizados copos, pratos e talheres de plástico sendo (re)utilizados diversas vezes. Para as viagens não se levavam garrafas de água em plástico. Era tradição fazer diversas paragens em zonas de descanso onde, normalmente, havia uma fonte de boa água potável. Hoje em dia é bem diferente. Tudo é embalado. Muito bem embalado. As condições higieno-sanitárias e a conservação dos alimentos melhoraram bastantei. E até nos simplificou a vida.
 
O Decreto-Lei n 78/2006, de 5 de Setembro, alterou o regime geral de gestão de resíduos. Refere que ”resíduo é qualquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou e obrigação de se desfazer”. O mesmo diploma define que “Reutilização” é a reintrodução, sem alterações significativas, de substâncias, objectos ou produtos nos circuitos de produção ou de consumo de forma a evitar a produção de resíduos: por outro lado “Reciclagem” é o reprocessamento de resíduos com vista à recuperação e/ou regeneração das suas matérias constituintes em novos produtos a afectar ao fim original ou a fim distinto.
 
Mas mais importante do que o que atrás foi dito é o “Principio da responsabilidade do cidadão” - o DL 178/2006 refere que os cidadãos contribuem para a prossecução dos princípios e objectivos [...]. adoptando comportamentos de carácter preventivo em matéria de produção de resíduos, bem como práticas que facilitem a respectiva reutilização e valorização.
 
É sobre esta responsabilidade, que cai sobre todos nós, que escrevo este artigo. Afinal, que podemos nós fazer ou como é que podemos colaborar para proteger o ambiente no nosso dia-a-dia?
 
Devemos começar por reduzir. Reduzir os consumos de água, de energia e também de produção de resíduos. Mas quando temos que os produzir, devemos promover uma adequada recolha selectiva. Assim facilitamos as necessárias operações de reciclagem dos diferentes resíduos que geramos. Desta forma estaremos a ajudar e a contribuir para que se cumpram as “metas da reciclagem”.
 
Em paralelo estas medidas e imposições legais existem artesãos que conseguem fazer artigos úteis com resíduos. Reutilizam o “lixo” e transformam-no em espectaculares acessórios. A imaginação não tem limite e o resultado está à vista.
 
Fernando Pessoa escreveu “Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce!”.
 
 
 
No Brasil fazem-se canecas com latas de bebidas ideais para apreciar o seu refrigerante preferido.
 
 
Com garrafas de PET constroem carrinhos. Original ideia para dar destino aos resíduos de embalagens e para dar alegria ás brincadeiras das crianças.
 
 
 
Do continente africano surge esta inédita malinha reutilizando cápsulas de refrigerantes e arame.
 
 
 
Mas por terras lusitanas o talento não fica atrás e com embalagens de café, o atelier de Filipe Nogueira (telem 965139717) faz úteis e bonicos sacos.
 
 
 
Reutilizar retalhos ou dar um fim mais nobre aos sacos de supermercado, é uma das especialidades do atelier de Mão Maria (
http://maomaria.blogspot.com). Uma alcofa para ir ás compras tem muitas horas de trabalho e uma grande dose de arte e paciência. O resultado é compensador e o Ambiente agradece.
 
 
 
No atelier Fruta da Época (frutadaepoca@sapo.pt) fazem carteiras e caixinhas com as designadas ECAL (Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos), vulgarmente conhecidas por “Tetrapak”.
 
 
 
Depois de se lerem as notícias, os jornais podem ser colocados no contentor azul do eco-ponto ou podem fazer, por exemplo, cestos, porta-canetas, papeleiras. Mas só Alexandre Rodrigues – “O Cartola Artesão” (a.rodrigues@sapo.pt) o consegue. Verdadeiras obras de arte para usar ou simplesmente para decorar a casa.
 
 
 
Os babetes para bebé do atelier “A.” São feitos com toalhas de plástico e têm padrões tradicionais ou modernos. Surgem da necessidade de evitar as lavagens constantes dos babetes em tecido (poupando água e protegendo assim o ambiente). Servem também para divertir as crianças e adultos com padrões muito originais. Estas criações podem ser vistas em
www.a-ponto.blogspot.com .

 
Votos de muitas “reutilizações” e de muitas “reciclagens” aproveitando todos os materiais para que não se transformem em resíduos mas sim em matéria-prima.
Todas as ideias são boas e bem-vindas porque todos ganharemos com isso. O Ambiente precisa e é urgente começar a fazer algo para o proteger, promovendo assim o desenvolvimento sustentável.
 
Lembre-se que a reutilização e a reciclagem estão na moda e que “ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco”.
Por último quero agradecer e desejar muita sorte e sucesso a todos os artesãos. Só graças a eles e à sua criatividade foi possível a elaboração deste artigo.
publicado por Ambientudo às 18:14

link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Mizzi a 3 de Abril de 2009 às 18:43
A ecO2art também tem acessórios de moda reciclados super originais. confira em :
http://sites.google.com/site/eco2artae
De izabel a 9 de Junho de 2012 às 01:14
eu gostaria de divulgar minha arte.reciclo e faço moda,com muito tipo de material,gostaria de ganhar o mundo com minha arte! uma pequena amostra. http://www.youtube.com/watch?v=nXRSlSzvpBU
De izabel a 9 de Junho de 2012 às 01:19
pode conferi todo meu trabalho no facebock reciclo faço moda,e luto pelas calsas ambientais

Comentar post

.Share

| More

.pesquisar

 

.Super Blog Awards

.posts recentes

. Já tem um PicBadge da Peq...

. Reabertura da Pequena Ter...

. Hora do Planeta 2012

. Prémio Defesa Nacional e ...

. 10 ideias de prendas de N...

. Directiva Ambiental para ...

. Orçamento Participativo d...

. Prémio Defesa Nacional e ...

. Feliz Natal com Protecção...

. 14Out10 - Revista Visão :...

.arquivos

. Maio 2012

. Março 2012

. Dezembro 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Abril 2008

. Novembro 2007

. Junho 2007

. Outubro 2006

. Novembro 2004

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.Facebook - Ambientudo

Ambientudo

Divulga também a tua página

.Publicidade

.tags

. todas as tags

.Facebook - Ambientudo

Ambientudo

Divulga também a tua página

.Share

| More
blogs SAPO

.subscrever feeds