Quinta-feira, 5 de Junho de 2008

Poupar Combustíveis - Proteger o Ambiente

Em 2002 o Ambientudo alertou para a necessidade de usar de forma inteligente as viaturas para poupar combustível e proteger o ambiente:

 
50. VIATURA – A implementação de soluções normativas, organizativas, legislativas e tecnológicas, permitirá conceber um novo automóvel; mais exigente na salvaguarda do Ambiente, desde a escolha dos materiais e dastecnologias de fabrico, à reciclabilidade da quase totalidade dos seus componentes. Mas isto será o futuro... E a suaactualviatura? Costuma fazer uma condução calma? Evite as acelerações e/ou as travagens bruscas. Aumente assim a segurança e diminua o consumo de combustível do seu automóvel. Mande afinar o motor... No poupar é que está o ganho! Leia o manual do utilizador e vai concluir que afinal não sabe tudo. Partilhe a viatura com outras pessoas... ou melhor, opte pelos transportes colectivos... Ou então esqueça algumas vezes o automóvel e vá a pé ou de bicicleta!....”
Fonte: www.ambientudo.no.sapo.pt
 
Estamos em 2008 e parece que só agora todos nos começamos a preocupar. Infelizmente, não tanto por razões ECOlógicas mas por força de motivos ECOnómicos. Ao falarmos em poupar nos combustíveis convém referir que não basta comprar barato (ou mais barato). Para isso o site www.maisgasolina.com dá uma grande ajuda! Mas a maior e melhor poupança obtém-se através de uma utilização mais eficiente, inteligente e ambientalmente correcta dos combustíveis (energia).
 
Após visitar alguns sites transcrevem-se algumas ideias (simples e boas) que nos apresentam para poupar nos combustíveis e proteger o planeta.
 
 
10 dicas para ajudá-lo a conduzir de forma mais eficiente.
 
1. Mantenha o veículo bem afinado e verifique o nível do óleo regularmente. Os veículos bem afinados funcionam de forma mais eficiente e ajudam a reduzir as emissões de CO2.
2. Verifique a pressão dos pneus todos os meses. Os pneus com pressão inferior à indicada contribuem para um aumento do consumo de combustível até 4%*.
3. Retire carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros. Quanto mais pesado estiver o veículo, mais esforço tem o motor de fazer e mais combustível consome.
4. Feche as janelas, especialmente a velocidades mais elevadas, e retire malas de tejadilho vazias. Vai reduzir a resistência ao vento, e o consumo de combustível e as emissões de CO2 podem baixar até 10%**.
5. Utilize o ar condicionado apenas quando necessário. A utilização desnecessária aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5%**.
6. Comece a conduzir logo após ligar o motor e desligue-o quando estiver parado por mais de um minuto. Os motores modernos estão desenhados para serem mais eficientes quando o veículo começa logo a andar, reduzindo o consumo de combustível.
7. Conduza a velocidades razoáveis e, acima de tudo, conduza suavemente. Sempre que acelera ou trava subitamente, o motor gasta mais combustível e produz mais CO2.
8. Ao acelerar, nos veículos de caixa manual, mude de mudança o mais cedo possível. As mudanças mais elevadas são mais económicas em termos de consumo de combustível**.
9. Tente antecipar o fluxo de trânsito. Olhe para a frente, o mais longe possível, para evitar paragens e arranques desnecessários.
10. Considere a partilha de automóvel para trabalho ou lazer. Vai ajudar a reduzir os congestionamentos de trânsito e o consumo de combustível.
 
* Agência Internacional de Energia
** Comissão Europeia
Fonte: www.savemorethanfuel.eu
 
Também no site da DECO (Defesa do Consumidor) podemos encontrar estas
 
DICAS PARA POUPAR O AMBIENTE
Para ser mais ecológico e poupar no combustível, siga os nossos [da DECO] conselhos.
1. Não force o carro. Se as rotações por minuto aumentarem, mude para a velocidade acima.
2. Acelere lentamente.
3. Mantenha a distância, para evitar travagens bruscas.
4. Quando tiver um semáforo fechado a alguma distância, não acelere para travar em cima. Abrande, para que possa acelerar de novo quando abrir.
5. Mude de velocidade quando o contador de rotações o indicar. Poderá, assim, conduzir mais suavemente.
6. Faça as manutenções periódicas ao seu automóvel.
7. Verifique a pressão dos pneus com regularidade.
8. Retire objectos desnecessários da bagageira. O consumo aumenta 7% por cada 100 kg a mais.
Fonte: www.deco.pt
 
Outra alternativa é o “Carpooling”. Já ouviu falar? É a partilha do seu carro com inerentes reduções de custos e de trânsito. Informe-se em www.carpool.com.pt ou em www.deboleia.com .
  
Também há quem refira a utilização de aditivos (pastilhas/cápsulas) ou economizadores de combustível para poupar e proteger (pesquise na internet por “fuel saver”). Muito vai encontrar mas infelizmente também com muita informação contraditória à mistura. Assunto que deve ser esclarecido e equipamentos que deverão ser testados por entidade competente e idónea.
 
A 5 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Ambiente. Poupando combustíveis está a poupar energia, a reduzir as emissões de CO2 e a proteger o Planeta Terra… e a reduzir as suas despesas. Faça a sua parte. Eu já fiz a minha!

 

Nota de 24Mar09: A GALP inaugurou um site que promove o carpooling: www.energiapositiva.pt .Aceda. Registe-se. Adira ao GalpShare. Participe. Dê boleia. Ganhe!!!

publicado por Ambientudo às 15:12

link do post | comentar | favorito
|

.Share

| More

.pesquisar

 

.Super Blog Awards

.posts recentes

. Já tem um PicBadge da Peq...

. Reabertura da Pequena Ter...

. Hora do Planeta 2012

. Prémio Defesa Nacional e ...

. 10 ideias de prendas de N...

. Directiva Ambiental para ...

. Orçamento Participativo d...

. Prémio Defesa Nacional e ...

. Feliz Natal com Protecção...

. 14Out10 - Revista Visão :...

.arquivos

. Maio 2012

. Março 2012

. Dezembro 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Abril 2008

. Novembro 2007

. Junho 2007

. Outubro 2006

. Novembro 2004

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.Facebook - Ambientudo

Ambientudo

Divulga também a tua página

.Publicidade

.tags

. todas as tags

.Facebook - Ambientudo

Ambientudo

Divulga também a tua página

.Share

| More
blogs SAPO

.subscrever feeds